Onde você está: \ pt-br \ Governança Corporativa \ Diretoria E Conselho De Administração

Diretoria E Conselho De Administração

Diretoria Executiva

Os diretores da Companhia têm experiência significativa nos setores de transporte de passageiros doméstico e internacional, e a GOL pode se valer desta vasta experiência para desenvolver a estrutura de operação a baixos custos. Os diretores são responsáveis pela administração executiva diária dos negócios da Companhia. Cada diretor tem responsabilidade individual estabelecida pelo Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.

Conforme o Estatuto Social, a Diretoria é composta por no mínimo dois e no máximo sete diretores que são eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de um ano. Qualquer diretor pode ser afastado pelo Conselho de Administração antes do término de seu mandato. O mandato atual de todos os diretores termina em fevereiro de 2018.

O quadro abaixo mostra o nome e cargo de cada um dos diretores e principais membros da Diretoria da GOL. Após o quadro, uma breve descrição biográfica de cada um dos diretores e principais membros da Diretoria.

Nome Cargo
Paulo Sergio Kakinoff Diretor-Presidente
Richard Freeman Lark Jr. Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI
Eduardo José Bernardes Neto Diretor Vice-Presidente
Celso Guimarães Ferrer Junior Diretor Vice-Presidente
Sérgio Quito Diretor Vice-Presidente

Paulo Sergio Kakinoff
O Sr. Paulo Sergio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes em julho de 2012, tendo sido membro independente do Conselho de Administração de janeiro de 2010 a 02 de julho de 2012, quando deixou o cargo junto ao Conselho de Administração para assumir a presidência da Companhia. O Sr. Paulo Kakinoff foi Presidente da Audi Brasil até junho de 2012 e atuou na indústria automobilística por 18 anos, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e Diretor Executivo para a América do Sul na matriz do Grupo Volkswagen na Alemanha. É membro do Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, do Comitê de Políticas de Risco, Comitê de Política Financeira, do Comitê de Alianças da Companhia. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, ocupou o cargo de Vice Presidente da ABEIVA - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores e de membro do Conselho da Volkswagen Participações até junho de 2012.

Richard Freeman Lark Jr.
O Sr. Richard Lark é Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Companhia. O Sr. Lark exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia de junho de 2008 à julho de 2016, sendo membro independente conforme critérios da Securities Exchange Commission (SEC) e normas de listagem da New York Stock Exchange (NYSE). O Sr. Lark foi membro do Comitê de Auditoria Estatutário da GOL de março de 2015 à julho de 2016. O Sr. Lark atuou também como Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Companhia de abril 2003 a junho de 2008. Ele é sócio diretor da gestora Endurance Capital Partners (membro ABVCAP e associado Anbima). Entre 2000 a 2003, o Sr. Lark atuou como Diretor Financeiro-Administrativo da Americanas.com Comércio Eletrônico S.A. Antes, entre 1988 e 1999, Sr. Lark foi executivo dos bancos de investimentos da Morgan Stanley e First Boston. Ele integrou a junta diretora da American Society de São Paulo de 2003 a 2011, tendo sido seu presidente no biênio 2005-2007 e é conselheiro do Kellogg Institute of International Studies. Sr. Lark é mestre em Administração de Empresas pela UCLA Anderson School of Management, turma de 1994, e se formou em Finanças e Economia Empresarial e Filosofia pela University of Notre Dame, turma de 1988, também é Administrador de Carteira de Valores Mobiliárias Autorizado (CVM), e é associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O Sr. Lark é membro de nosso Comitê de Política Financeira e do Comitê de Políticas de Risco.

Eduardo José Bernardes Neto
O Sr. Eduardo Bernardes é Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Companhia desde fevereiro de 2015, sendo responsável pela estratégia de vendas para todos os canais da companhia assim como a estratégia de marketing. Sr. Eduardo ingressou na Companhia em 2001, pouco antes do primeiro voo, na área comercial onde desempenhou diversas funções desde de Executivo Comercial , passando pela Gerencia de Vendas Corporativas e Governo, Diretoria Comercial ao passageiro, Diretoria Executiva de Vendas e Marketing. Profissional com mais de 20 anos de experiência na Aviação, Eduardo trabalhou em empresas de Aviação não regular, Aviação Executiva antes de iniciar sua trajetória na GOL. O Sr. Eduardo foi membro do Conselho de Administração do UATP de 2009 a 2016 e possui Formação em Administração de Empresas com ênfase em Comercio Exterior pela UNIBERO.

Celso Guimarães Ferrer Junior
O Sr. Celso Ferrer é nosso Diretor de Planejamento desde fevereiro de 2014, sendo responsável por nossa frota, malha aérea e rentabilidade (yield management), além da coordenação de nosso planejamento estratégico. Sr. Ferrer ingressou na Companhia em 2003 na área de rentabilidade, onde trabalhou por três anos. Em 2006 trabalhou no Planejamento de Malha e em 2008 assumiu a Gerencia de Planejamento Corporativo. Entre 2012 e 2013 liderou a área de Frota. Sr. Ferrer também é piloto das aeronaves Boeing 737-700 e Boeing 737-800 Next Generation. Sr. Ferrer formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sérgio Quito
O Sr. Sergio Quito é Vice-Presidente de Operações da Companhia, responsável pelas áreas de Operações, Manutenção, Aeroportos e Segurança Operacional. Lidera equipes que contam com mais de 13.000 mil colaboradores dedicados a conquista e manutenção dos altos níveis de qualidade e segurança operacionais. Acumula experiência de mais de 40 anos no setor aéreo, passou pelas empresas VARIG, Líder, VASP, Grupo Pao de Açúcar, e está atuando há 11 anos como comandante de Boeing 737-800 NG e executivo na Companhia. Nas áreas de qualidade e segurança operacional liderou projetos como a certificação IOSA e a implantação do SGSO. Formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o executivo também é Agente de Segurança Operacional. Formado pelo CENIPA - Centro de Investigação e de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira. Atua, ainda, como vice-chairman no Comitê de Operações e Segurança da IATA (Safety and Operations Committee - SFO), com mandato até julho de 2017.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da GOL é responsável pelo estabelecimento das políticas estratégicas gerais. Entre outras atribuições, o Conselho de Administração é responsável por eleger os membros da Diretoria e supervisionar o exercício de suas funções. Atualmente, o Conselho de Administração é composto por seis membros. Dois dos membros do Conselho de Administração se qualificam como independente em conformidade com os critérios da Bolsa de Valores de Nova York. O Conselho de Administração reúne-se em média cinco vezes por ano ou sempre que solicitado pelo presidente ou conjuntamente por quaisquer três de seus membros.

O Estatuto Social não contém restrições (i) ao poder de voto de um conselheiro sobre proposta, acordo ou contrato no qual tal conselheiro tenha interesse relevante, ou (ii) aos poderes dos conselheiros da GOL para obter empréstimos junto à Companhia.

Contudo, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, um conselheiro é proibido de votar sobre qualquer assunto em que esse conselheiro tenha conflito de interesses com os interesses da Companhia.

Além disso, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas, tal como é a nossa, que detiverem em conjunto ações preferenciais sem direito a voto ou com direito a voto restrito, representando no mínimo 10,0% do capital social total da GOL por no mínimo três meses, têm o direito de eleger um membro do Conselho de Administração.

O mandato dos membros do Conselho de Administração da Companhia é de um ano, simultaneamente, com direito a reeleição. O mandato dos atuais conselheiros termina em abril de 2018. O Estatuto Social não determina idade para aposentadoria compulsória dos conselheiros da Companhia.

O quadro a seguir indica o nome e posição dos atuais membros do Conselho de Administração da Companhia. Em seguida, uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais membros do Conselho de Administração:

Nome Cargo
Constantino de Oliveira Junior Presidente do Conselho de Administração
Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente do Conselho de Administração
Ricardo Constantino Conselheiro
William Charles Carroll Conselheiro
Antonio Kandir Conselheiro Independente
Germán Pasquale Quiroga Vilardo Conselheiro Independente
André Béla Jánszky Conselheiro Independente
Anna Luiza Serwy Constantino Conselheira
Francis James Leahy Meaney Conselheiro Independente

Constantino de Oliveira Junior
É o Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 06 de julho de 2012, tendo sido Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia, cumulando ambas as funções, de março de 2004 a julho de 2012. O Sr. Constantino Jr. é também, desde 2001, membro do Conselho de Administração da VRG Linhas Aéreas S.A. (sucessora da GOL TRANSPORTES AÉREOS S.A. em virtude da incorporação realizada em 30/09/2008), tendo sido Diretor-Presidente da VRG Linhas Aéreas S.A. de 2001 a 02 de julho de 2012. Introduziu o conceito de "custo baixo, tarifa baixa" na aviação civil brasileira e foi escolhido como "Executivo de Valor" em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como "Executivo Líder" no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado "Executivo Ilustre" na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA. De 1994 a 2000 ocupou o cargo de Diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros. Cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships. É membro do nosso Comitê de Políticas de Risco, do Comitê de Política Financeira, do Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, e do Comitê de Alianças da Companhia.

Joaquim Constantino Neto
O Sr. Joaquim é membro Vice-Presidente do Conselho de Administração da GOL. O Sr. Joaquim é membro do Conselho desde 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte desde 1994. De 1984 a 1990, o Sr. Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. Desde 1990 até a presente data, ele é o Diretor Geral da Breda Serviços, uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Participa do Conselho de Administração da CMP Participações que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo.

Ricardo Constantino
O Sr. Ricardo é membro do Conselho de Administração da GOL desde março de 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor Técnico e de Manutenção do Grupo Comporte desde 1994. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da BR Vias S.A., da Valmari Desmocosméticos e da Global Aviation S.A. Ele é o diretor geral da Agrodiesel S.A., empresa que presta serviços de suporte de suprimentos para todo o Grupo Comporte.

William Charles Carroll
O Sr. William Charles Carroll é membro do nosso Conselho de Administração. O Sr. Carroll é Vice-Presidente Sênior Internacional e Diretor Financeiro e Administrativo da Delta Air Lines, conduz as operações financeiras diárias por meio da organização de controladoria e é responsável pela contabilidade da empresa. Ele faz a supervisão financeira dos investimentos internacionais da Delta e ajuda os seus parceiros a realizar o seu potencial. Com mais de 30 anos de experiência em finanças, o Sr. Carroll atuou como controlador e diretor financeiro em operações nacionais e internacionais, incluindo oito anos na Espanha e no México. Antes de unir-se à Delta em agosto de 2013, o Sr. Carroll trabalhou na Homedics, uma empresa global de produtos de consumo, na PepsiCo e na Arthur Anderson & Co. O Sr. Carroll é formado em contabilidade pela Universidade de Rider, em Nova Jersey. Além disso, é contador público credenciado e possui o certificado CFA. Ele é membro do nosso Comitê de Alianças.

Antonio Kandir
É membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde agosto de 2004. Nos últimos dez anos participou de conselhos de administração e gerenciou diversos fundos de investimentos. Atualmente o Sr. Kandir participa dos conselhos de administração das empresas Aegea, Marisol, Grupo FCC e CSU. O Sr. Kandir foi Deputado Federal por dois mandatos, Ministro do Planejamento e Orçamento e Secretário de Política Econômica, além de Presidente do Conselho Nacional de Desestatização. Graduou-se em engenharia de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e obteve graus de Mestre e Doutor (PhD) em Economia na Universidade Estadual de Campinas. O Sr. Kandir é membro independente de nosso Conselho de Administração conforme critérios da Securities Exchange Commission (SEC) e normas de listagem da New York Stock Exchange (NYSE) e é membro de nosso Comitê de Auditoria Estatutário ("CAE") e do Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa.

Germán Pasquale Quiroga Vilardo
O Sr. Germán é membro independente do nosso Conselho de Administração, e é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestrado em sistemas digitais pela Escola Politécnica da USP. No passado foi fundador e CEO da TV1.com, fundador, CIO e CMO da Americanas.com, CIO e CMO da Cyrela Brasil Realty e fundador, CEO e membro do Conselho de Administração do Pontofrio.com, e-plataforma, e-hub, Nova Pontocom e Cnova, tendo nesta última, liderado o IPO da empresa na NASDAQ. Atualmente é vice-presidente do Conselho de Administração da Totvs, vice-presidente do Conselho de Administração da Camara-E.net e ocupa posição de membro do Conselho de Administração da Sequoia, da Abrarec, e da Fecomércio. O Sr. Germán também é vice-presidente do Conselho de Administração da Totvs, vice-presidente do Conselho de Administração da Camara-E.net e ocupa posição de membro do Conselho de Administração da Sequoia, da Abrarec, e da Fecomércio. Além disso, o Sr. Germán é membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia.

André Béla Jánszky
O Sr. André Jánszky é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. André também é membro do Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, e também do Comitê de Política Financeira. Adicionalmente, é intenção da Companhia indicar o Sr. André Jánsky como membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia. O Sr. André é ainda, sócio responsável pelo Departamento da América Latina do Milbank e sócio administrador de seu escritório em São Paulo. Seu enfoque é na prestação de serviços de consultoria jurídica em direito norte-americano nas áreas de mercado de capitais, fusões e aquisições, operações de financiamento, reestruturações e governança corporativa. Dentre os clientes do Sr. André Jánszky estão empresas e instituições financeiras brasileiras, latino-americanas e norte-americanas. O Sr. André detém vasta experiência em grande variedade de indústrias, incluindo óleo e gás, energia, infraestrutura, incorporadoras, serviços financeiros, transporte, educação e varejo. André Jánszky é constantemente nomeado um dos principais advogados em mercado de capitais por diversas publicações, incluindo The Legal 500 e Chambers Latin America, que o reconhece como Band #1.

Anna Luiza Serwy Constantino
A Sra. Anna é membro do Conselho de Administração da Companhia. Adicionalmente, ocupa o cargo associada no departamento de inteligência de crédito da Bloomberg LP. Desde 2009 até a presente data, a Sra. Anna também atuou na área de finanças das empresas Kerburn Rose, em Nova Iorque, e Lockheed Martin, em Orlando, possuindo ampla experiência profissional na área de finanças em grandes empresas mundiais. A Sra. Anna é formada em administração de empresas pela University of Central Florida e possui o certificado CFA nível III.

Francis James Leahy Meaney
O Sr. Francis James Leahy Meaney é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Adicionalmente, é intenção da Companhia indicar o Sr Meaney como membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia. O Sr. Meaney possui 25 anos de experiência no Brasil e América Latina e tem ampla experiência em diversas industrias, tais como: telecomunicações, data center, business product outsourcing, management consulting, investment banking e private equity. Mais recentemente, o Sr. Meaney serviu como Presidente interino da Aceco TI, um empresa de data center investida pelo Kohlberg, Kravis e Roberts (KKR). James foi Chief Operating Officer na Oi S.A., de 2011 a 2013, e foi fundador e Diretor Presidente da Contax S.A., de 2000 à 2011. Ele liderou Contax de startup até a abertura de capital (2005) e expansão internacional (2009). O Sr. Meaney ainda atuou como executivo em diversas empresas como a Global Crossing, Conectel, Mars & Co. e do banco de investimentos First Boston. Além da Gol, ele é membro do Conselho da Kellogg Institute for International Studies na University of Notre Dame. O Sr. Meaney é formado em economia pela University of Notre Dame, fez mestrado em administração pela Harvard Business School e concluiu o curso de administração avançado pela INSEAD.