Onde você está: \ pt-br \ ESG \ Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria Executiva

Os diretores da Companhia possuem experiência significativa no setor de transporte de passageiros nacional e internacional. Além disso, pudemos aproveitar essa ampla experiência para desenvolver nossa estrutura operacional de baixo custo. Os diretores são responsáveis pela gestão diária da Companhia. Os diretores têm responsabilidades individuais estabelecidas no nosso estatuto social e pelo nosso conselho de administração. O endereço comercial de cada um de nossos diretores é o mesmo dos nossos principais escritórios executivos.

De acordo com o nosso estatuto social, devemos ter, no mínimo, dois, e, no máximo, sete diretores eleitos pelo conselho de administração para um mandato de um ano. Qualquer diretor pode ser destituído pelo conselho de administração antes do término de seu mandato. O mandato atual de todos os nossos diretores terminará em março de 2022.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um de nossos diretores. Uma breve descrição biográfica de cada um de nossos diretores é apresentada depois da tabela.

Nome Cargo
Paulo Sergio Kakinoff Diretor-Presidente
Richard F. Lark, Jr. Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI
Eduardo José Bernardes Neto Diretor Vice-Presidente
Celso Guimarães Ferrer Junior Diretor Vice-Presidente

Paulo Sergio Kakinoff
O Sr. Paulo Sergio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da Companhia em julho de 2012, tendo sido membro independente do Conselho de Administração de janeiro de 2010 a 02 de julho de 2012. O Sr. Paulo Kakinoff foi Presidente da Audi Brasil até junho de 2012 e atuou na indústria automobilística por 18 anos, tendo ocupado anteriormente as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e Diretor Executivo para a América do Sul na matriz do Grupo Volkswagen na Alemanha, sido também membro do Conselho de Administração da Volkswagen Participações e da Gol Linhas Aéreas S/A. Atualmente é membro independente dos Conselhos de Administração da Porto Seguro S/A, da Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S/A e, ainda, da Tembici Participações S/A. O Sr. Paulo Kakinoff atua como membro do Conselho de Governança e do Conselho Político-Estratégico das organizações sem fins lucrativos "Todos pela Educação" (focada em educação), "Atletas pelo Brasil" (focada em esportes), respectivamente. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. O Sr. Paulo Kakinoff é membro dos Comitês de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, de Políticas de Risco, de Política Financeira, e do Comitê de Alianças da Companhia.

Richard F. Lark, Jr.
O Sr. Richard Lark é Diretor Vice-Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da Companhia desde julho de 2016. O Sr. Lark trabalha na Gol há 17 anos. Foi Diretor Financeiro de 2003 a 2008, e membro do Conselho de Administração de 2008 a 2016. De 2000 a 2003, atuou como Diretor Financeiro da Americanas.com, uma das principais empresas brasileiras de comércio eletrônico. Antes de ingressar na Americanas.com, o Sr. Lark atuou nas divisões de banco de investimento do Morgan Stanley & Co., do Citicorp e do The First Boston Corporation. O Sr. Lark foi membro dos Conselhos Consultivos do Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame e da Associação Vida Jovem, e presidente da American Society de São Paulo. Ele participou do programa global de liderança executiva da Yale School of Management, possui mestrado em Administração de Empresas pela UCLA Anderson School of Management, e bacharelado em Finanças e Economia Empresarial e em Filosofia pela Universidade de Notre Dame. O Sr. Lark também é membro dos Comitês de Política Financeira e de Políticas de Risco da Companhia.

Eduardo José Bernardes Neto
O Sr. Eduardo Bernardes é o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da GOL, sendo responsável pelas estratégias de marketing e vendas para todos os canais. Ele ingressou na GOL em 2001, ano em que a companhia foi fundada, e desempenhou funções nas áreas de vendas, marketing, distribuição, gestão de oferta e desenvolvimento comercial. De 2009 a 2016, atuou como membro do Conselho de Administração do UATP, uma solução global de pagamento de viagens controlada e operada por companhias aéreas mundiais. Eduardo Bernardes tem mais de 20 anos de experiência em aviação comercial e já trabalhou para companhias aéreas de jatos privados e fretados. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Ibero-Americano.

Celso Guimarães Ferrer Junior
Celso Guimarães Ferrer Junior está na Gol há 14 anos e foi Vice-presidente de planejamento de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2019. O Sr. Ferrer atualmente é nosso Vice-presidente de Operações. Ele também é piloto das aeronaves Boeing 737-700 e Boeing 737-800 Next Generation. O Sr. Ferrer é formado em economia pela Universidade de São Paulo, em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui MBA pelo INSEAD.

Conselho de Administração

O conselho de administração da GOL se dedica a fornecer diretrizes estratégicas gerais, e, dentre outras funções, é responsável por definir as políticas gerais dos negócios, eleger os diretores e supervisionar sua gestão. Atualmente, o conselho de administração é composto por oito membros. Os três membros do Conselho de Administração associados ao Comitê de Auditoria atendem ao requisito de independência da NYSE e do Regulamento de Listagem do Nível 2 de Governança Corporativa da B3. O conselho de administração se reúne trimestralmente ou sempre que solicitado pelo presidente do conselho ou por três conselheiros.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os conselheiros estão proibido de votar em qualquer assunto que possa causar conflito de interesses entre eles e a Companhia.

Os membros do conselho de administração têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O mandato dos atuais conselheiros terminará em abril de 2023. O estatuto social da Companhia não prevê idade para aposentadoria obrigatória de seus conselheiros.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um dos atuais membros do conselho de administração. Uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais membros do conselho de administração é apresentada depois da tabela.

Nome Cargo
Constantino de Oliveira Junior Presidente do Conselho de Administração
Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente do Conselho de Administração
Ricardo Constantino Conselheiro
Marcela de Paiva Bonfim Teixeira Conselheiro Independente
Germán Pasquale Quiroga Vilardo Conselheiro Independente
André Béla Jánszky Conselheiro Independente
Anmol Bhargava Conselheiro
Philipp Schiemer Conselheiro Independente

Constantino de Oliveira Junior
É o Presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 2004, tendo sido Diretor-Presidente e membro do Conselho de Administração da Companhia, cumulando ambas as funções, de março de 2004 a julho de 2012. O Sr. Constantino Jr. é também, desde 2001, membro do Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas S.A., tendo sido Diretor-Presidente da Gol Linhas Aéreas S.A. de 2001 a 02 de julho de 2012. Introduziu o conceito de "custo baixo, tarifa baixa" na aviação civil brasileira e foi escolhido como "Executivo de Valor" em 2002 e 2001 pelo jornal Valor Econômico, e como "Executivo Líder" no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado "Executivo Ilustre" na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA. De 1994 a 2000 ocupou o cargo de Diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros. Cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships. É membro do Comitê de Políticas de Risco, de Políticas Financeiras, e do Comitê de Alianças da Companhia.

Joaquim Constantino Neto
O Sr. Joaquim é membro Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Joaquim é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte desde 1994. De 1984 a 1990, o Sr. Joaquim Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. Desde 1990 até a presente data, é o Diretor Geral da Breda Serviços, uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Participa do Conselho de Administração da CMP Participações que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo.

Ricardo Constantino
O Sr. Ricardo é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2004. Adicionalmente, ocupa o cargo de Diretor Técnico e de Manutenção do Grupo Comporte desde 1994. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da BR Vias S.A

Marcela de Paiva Bonfim Teixeira
A Sra. Marcela de Paiva possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui especialização em Gestão e Tecnologia da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica, especialização em Finanças pela Fundação Dom Cabral, MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (Belo Horizonte/MG), MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, extensão na HEC Paris em Shaghai e atualmente está cursando uma especialização em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Exerceu o cargo de membro do Conselho Fiscal na Transnorte Energia S.A. de 2012 a 2016. Em seus 19 anos de experiência, a Sra. Marcela passou por empresas como Usiminas e Alupar Investimento e atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

Germán Pasquale Quiroga Vilardo
O Sr. Quiroga é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. Foi fundador e CEO da TV1.com, CIO e CMO da Americanas.com, CIO e CMO da Cyrela Brasil Realty, e fundador, CEO e membro do Conselho de Administração do Pontofrio.com, Nova Pontocom, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Totvs e Camara-E.net e membro do Conselho de Administração da Abrarec e Fecomércio, e de várias outras empresas de e-commerce. É atualmente fundador e membro do Conselho de Administração da Cobasi Digital, e fundador da OMNI55 Consulting. É formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e possui mestrado em sistemas digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O Sr. Quiroga é membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia.

André Béla Jánszky
O Sr. André Jánszky é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. O Sr. André possui décadas de experiência como advogado nas áreas de finanças corporativas e fusões e aquisições. Até novembro de 2016, foi o sócio responsável pelo Departamento da América Latina do Milbank, Tweed, Hadley & McCloy LLP, e sócio-administrador de seu escritório em São Paulo. O Sr. André também é membro do Conselho de Administração da Netshoes Limited, companhia com ações listadas na NYSE. O Sr. André é membro do Comitê de Governança Corporativa e Pessoas.

Anmol Bhargava
O Sr. Anmol Bhargava é o Vice-Presidente de Alianças e Parcerias Globais da American Airlines desde maio de 2021. O Sr. Anmol Bhargava ingressou na American Airlines em 2006 e atuou como Diretor Administrativo De Negócios E Alianças Conjuntos Para As Regiões do Atlântico e do Pacífico, Diretor De Finanças Comerciais Conjuntas e Analytics, Gerente de Finanças na equipe de Alianças Estratégicas e Analista Financeiro Sênior. Anteriormente, o Sr. Anmol Bhargava trabalhou por alguns anos na AkzoNobel. Em 2001, o Sr. Anmol Bhargava formou-se na RV Engineering College, Bangalore, Índia e, em 2006, obteve um MBA em Estratégia e Finanças da Universidade do Texas, Arlington, EUA.

Philipp Schiemer
Sr. Philipp é Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina, atualmente realiza curso no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ("IBGC") para Conselheiro Sênior. Assumiu a Vice-Presidência de Marketing de Produtos na Mercedes-Benz em Stuttgart na Alemanha. De 2004 a 2009 atuou como Vice-Presidente de Vendas na Mercedes-Benz do Brasil. Philipp também foi presidente do congresso SAE Brasil, e atuou como Vice-Presidente da Câmara do Comércio Alemanha-Brasil de janeiro de 2018 a dezembro de 2018 e em janeiro de 2019 assumiu a presidência desta Câmara. O Sr. Philipp Schiemer cursou administração de empresas com especialização em marketing e finanças na Corporate University Mercedes-Benz AG, em Stuttgart.

Voltar Voltar ao Topo