Onde você está: \ pt-br \ ESG \ Gestão ESG

Gestão ESG

Visão geral

Evolução constante e consistente

Temos conduzido um movimento de transformação consistente para posicionar o nosso negócio em um patamar ainda mais elevado de sustentabilidade, de forma que nossas competências e capacidades potencializem nossos impactos positivos para Todos: Clientes, Investidores, Colaboradores e, em um sentido mais amplo, para a sociedade e o meio ambiente.

Estratégia ESG

Está em desenvolvimento o novo Modelo de Gestão Estratégica ESG da GOL, que envolve a definição de objetivos, eixos de atuação, metas, planos de ação com indicação de prioridades, indicadores-chave para monitoramento e características de governança, orientando a nossa visão de futuro na perspectiva ESG. Para chegar a essas entregas, iniciamos em 2021 um robusto diagnóstico interno para identificação de fortalezas, fragilidades e sinergias, incluindo análises setoriais, aplicação de ferramentas de avaliação baseadas em referenciais de mercado, entrevistas e consultas digitais com a Alta Liderança e públicos estratégicos.

Matriz de Materialidade

Como parte do novo Modelo de Gestão Estratégica ESG da GOL, concluímos em novembro a atualização da Matriz de Materialidade ESG GOL, que revisa os temas prioritários para a gestão sustentável do negócio na visão da própria Companhia e de seus stakeholders estratégicos. A consolidação da matriz nos levou a reconhecer como atuais prioridades:

  • Geração e distribuição de valor econômico
  • Inovação e transformação digital
  • Prevenção e combate à corrupção
  • Gestão climática e energética
  • Gestão sustentável da cadeia de suprimentos
  • Valorização profissional e cuidado com as pessoas
  • Diversidade e inclusão
  • Segurança operacional

Comitê de ESG

Como os temas-chave para ESG necessitam de uma abordagem transversal e do engajamento de diversas áreas, fortalecemos a atuação do Comitê de ESG GOL (não estatutário). Em seu primeiro ano de existência, o Comitê foi um espaço para debate de ideias, compartilhamento de experiências, reporte de status de projetos socioambientais, articulação de soluções e deliberação sobre iniciativas estratégicas. Contou com a participação de representantes do Conselho de Administração, Presidência, Vice-Presidência Comercial, de Marketing e de Clientes, sete Diretorias, além de especialistas internos e externos.

Por dentro da gestão ESG GOL

Ambiental

A GOL tem avançado de forma consistente em sua gestão ambiental, sobretudo no uso eficiente do querosene de aviação (QAV), que representa 98% das emissões de CO2. Além da renovação gradual da frota por um modelo que consome 15% menos QAV, há projetos de eficiência, compensação e apoio aos combustíveis sustentáveis.

  • Neutralização - Fomos a primeira companhia aérea da América Latina a definir publicamente a meta de zerar emissões líquidas de CO2 até 2050 e temos avançado nesse sentido. Esse compromisso está alinhado com o plano de ação para atender ao Esquema de Redução e Compensação de Emissões da Aviação Internacional (CORSIA).

  • Frota mais eficiente - Encerramos 2021 com 28 aeronaves 737 MAX 8, que consome 15% menos QAV na comparação com as aeronaves 737-800 NG. O consumo de QAV gerou emissões de 0,0725 kgCO₂e/ASK, indicando uma redução de 8% nesse período. Até o fim de 2022, teremos 30% da frota modelo 737 MAX 8.

  • Compensação - Lançamos uma plataforma de compensação de emissões de CO2 das viagens aéreas e inauguramos duas rotas carbono neutro para destinos icônicos do ecoturismo (Fernando de Noronha e Bonito).

  • Transparência - Somos a primeira companhia aérea brasileira a participar do Programa Brasileiro GHG Protocol (com Selo Ouro desde 2011), reportamos anualmente nossas emissões de CO2 no Carbon Disclosure Project (CDP) e fazemos parte do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3). Também aderimos voluntariamente à Coalizão de Líderes para Precificação de Carbono (CPLC) e reportamos informações alinhadas às recomendações da Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD).

  • Apoio ao SAF - Apoiamos o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF), fomentando a estruturação de um marco regulatório brasileiro para a produção desses combustíveis. Participamos de discussões do Programa Combustível do Futuro, somos membros e fundadores de diferentes Plataformas de Bioquerosene, participamos da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e de outras organizações dedicadas ao tema.

  • Certificação - Depois de sermos a primeira companhia brasileira a obter o Selo IenvA de gestão ambiental, temos atuado para conquistar o Estágio 2 dessa certificação, que irá conferir à GOL uma validação completa de nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em um patamar equivalente ao da ISO 14001.

Social

O cuidado com as pessoas está em tudo o que a GOL faz. No contexto da pandemia, a empresa manteve sua força de trabalho e exigiu a imunização. Em paralelo, avançou em iniciativas de diversidade, treinamentos, segurança do trabalho, entre outras, e o Instituto GOL continuou a apoiar projetos transformadores.

  • Time de Águias - A GOL seguiu se destacando como a única companhia aérea da América Latina a manter a sua equipe embarcada durante a pandemia. Encerramos 2021 com 15.002 Colaboradores, número ligeiramente superior aos 14.800 de 2020.

  • Diversidade - Divulgamos um Manifesto de Diversidade, que marca um novo momento em nossa gestão desse tema, com mais diálogos, compromissos como o Pacto de Promoção da Equidade Racial e novos projetos.

  • Desenvolvimento - A Academia de Águias representa uma evolução na jornada de aprendizagem dos Colaboradores e alcançou mais de 1,5 milhão de horas de treinamento em 2021, alcançando uma média superior a 100 horas de treinamento por Colaborador.

  • Saúde - Zelamos pela integridade dos Colaboradores. Exigimos a vacinação contra a Covid-19 (98,5% imunizados com segunda dose até o fim de 2021), aperfeiçoamos a gestão de saúde e segurança e reduzimos em 18% o total de acidentes.

  • Atuação social - Por meio do Instituto GOL, ao longo de 2021, apoiamos 49 instituições sociais com a doação de 3.327 passagens aéreas. Na pandemia, contribuímos para o Plano Nacional de Imunização, transportando gratuitamente vacinas da Covid-19 para diversas localidades, além de outras ações solidárias.

  • Satisfação dos clientes - Monitoramos permanentemente as opiniões e percepções dos Clientes sobre nossos serviços por meio da pesquisa Net Promoter Score (NPS), do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Pesquisa Opina GOL.

Governança

A GOL mantém elevadas práticas de governança corporativa baseadas em seu Código de Ética, políticas organizacionais e práticas de referência no mercado. Possui mecanismos de gestão consistentes para prevenção e combate a conflitos de interesse, casos de corrupção, entre outras violações de leis e condutas.

  • Governança corporativa - Estamos listados no Nível 2 de Governança Corporativa da B3, temos um Conselho de Administração independente e garantimos operações financeiras transparentes.

  • Diretrizes claras - Possuímos diversas políticas e diretrizes, como o Política de Negociação de Ações e a Política de Divulgação de Fatos Relevantes, e estamos sujeitos à arbitragem na Câmara de Arbitragem do Mercado, conforme previsto em nosso Estatuto Social.

  • Compliance - Contamos com um programa robusto de ética e compliance, chamado Rumo Certo, que há três anos tem contribuído para o fortalecimento de uma cultura de integridade em toda a Companhia. Por meio dele, prevenimos, detectamos, respondemos e aprimoramos a gestão de riscos de violações éticas, incluindo riscos de corrupção.

  • Canal de Ética - Para aqueles que desejam relatar preocupações sobre questões éticas na GOL, disponibilizamos o Canal de Ética, que garante sigilo, anonimato e proteção contra retaliações.

  • LGPD - Temos um Escritório de Privacidade que visa garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), zelando pelos dados pessoais aos quais temos acesso. Adicionalmente, investimos continuamente em Segurança da Informação.

  • Segurança Operacional - Temos um robusto Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional. Conquistamos em 2021 nossa sexta recertificação do programa de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA), concedida pela IATA. Consolidamos 36 objetivos de segurança que compõem o indicador Nível Ótimo de Desempenho de Segurança Operacional (NODSO).

Voltar Voltar ao Topo