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Sustentabilidade e Métricas Contábeis (SASB)

A GOL busca ser líder mundial na transformação da aviação mais sustentável. Ao fornecer dados ESG para investidores, a Companhia visa incentivar a indústria de aviação como um todo a enfrentar mudanças climáticas, desigualdade social e questões de governança, tornando-se mais sustentável, inclusiva e transparente. A GOL reporta informações ESG relevantes para investidores de acordo com o padrão Sustainability Accounting Standards Board ("SASB") para o setor aéreo.

1. Tópicos de Divulgação quanto a Sustentabilidade e Indicadores Contábeis

Tópico Indicadores Contábeis 2020 2019 2018 2017
Greenhouse Gas Emissions Emissões globais brutas do escopo 1 (ton CO2) 3.524.184 3.524.184 3.524.184 3.524.184
(1) Combustível total consumido (Gigajoules, GJ)
(2) Percentagem combustível alternativo (%)
(3) Percentagem combustível sustentável (%)
(1) 48.453.293
(2) 0
(3) 0
(1) 48.453.293
(2) 0
(3) 0
(1) 48.453.293
(2) 0
(3) 0
(1) 48.453.293
(2) 0
(3) 0
Práticas Trabalhistas Percentual da força de trabalho ativa coberta por acordos de negociação coletiva (%) 100% 100% 100% 100%
(1) Número de paralizações trabalhistas (dias)
(2) Total de dias perdidos em razão das paralisações (dias perdidos)
(1) 0
(2) 0
(1) 0
(2) 0
(1) 0
(2) 0
(1) 0
(2) 0
Comportamento Competitivo Valor total de perdas monetárias resultantes de processos legais relacionados a regulamentos de comportamento anticompetitivo (R$) 0 0 0 0
Gestão de Acidentes e Segurança Número de acidentes de aviação (#) 0 0 0 0
Número de ações governamentais relativas aos regulamentos de segurança da aviação (#) 0 0 0 0

2. Métricas Operacionais

Métrica Operacional 2020 2019 2018 2017
Assento Quilômetro Ofertado (ASK Mi) 25.142 51.065 48.058 46.694
Taxa de Ocupação de Passageiros (%) 80,1% 82,0% 80,0% 79,7%
Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK Mi) 20.127 41.862 38.424 37.230
Toneladas-Quilômetros Transportadas (RTK Mi) 1.650 3.568 3.407 3.350
Número de Decolagens (#) 124.528 259.377 250.040 250.654
Idade Média da Frota (anos) 11,0 9,9 9,5 9,2

3. Indicadores Adicionais

Meio Ambiente 2020 2019 2018 2017
Combustível Combustível Total Consumido (Litros X 1.000 / ASK) 28.8 28.9 29.2 29.5
Emissões globais brutas do escopo 1 Emissões de gases de efeito estufa (GEE)/hora de voo (toneladas CO2)
Emissões de gases de efeito estufa (GEE) eliminadas (toneladas CO2)
Emissões de gases de efeito estufa (GEE) compensadas (toneladas CO2)
9.4
45,373
0
8.7
92,221
0
8.3
70,606
0
8.1
138,910
0
Social 2020 2019 2018 2017
Relações Trabalhistas Gênero dos Colaboradores (% Masculino/Feminino)
Idade: Menor de 30 Anos (%)
Entre 30 e 50 Anos (%)
Acima de 50 Anos (%)
56/44
26
63
11
55/45
26
62
12
55/45
29
60
11
55/45
26
63
11
Comportamento do Cliente e da Empresa Índice de Satisfação do Cliente (Pontuação SMS)
Pontualidade (%)
Regularidade (%)
Perda de Bagagem (Por 1.000 Pax)
8.07
93.22
97.92
2.10
8.28
88.98
98.10
2.09
8.39
91.82
98.49
2.03
8.33
94.61
98.50
2.06
Governança 2020 2019 2018 2017
Administração Conselheiros Independentes (%)
Participação de Mulher em Posições de Liderança (%)
55
35
50
33
44
38
44
37
Comitês e Políticas Número de Comitês: Todos com Membros Independentes Incluídos
Política de Compliance (Disponível no Site de RI da Companhia)
Divulgação de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários (Disponível No Site De RI Da Companhia)
5

5

5

5

Assembleias de Acionistas Representação no Capital Votante das Assembleias Gerais (%) 100 100 100 100

Emissões de gases de efeito estufa

A GOL segue comprometida com a proteção ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas. Alinhada a esse posicionamento, a Companhia tem monitorado suas emissões de gases de efeito estufa e buscado, continuamente, implementar melhorias operacionais, adotar novas tecnologias e aperfeiçoar procedimentos que possam contribuir para a redução de seus impactos.

Além disso, embora a oferta de combustíveis sustentáveis de aviação em escala comercial não venha a ser uma realidade no curto prazo, a organização acompanha os avanços regulatórios e operacionais relacionados ao tema, colaborando com as discussões sobre a transformação da matriz energética para o setor aéreo. Para isso, atua em conjunto com a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A Companhia também possui um plano de ação para atendimento ao Esquema de Redução e Compensação de Emissões da Aviação Internacional (em inglês, Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation - CORSIA). As medidas planejadas pela GOL estão alinhadas ao posicionamento dos Ministérios da Infraestrutura e das Relações Exteriores, da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que propuseram o efetivo ingresso da aviação brasileira no esquema de compensação a partir de 2027, quando a participação dos países no CORSIA será obrigatória.

Em relação ao monitoramento das emissões totais de gases de efeito estufa, a GOL reporta que, em 2019, gerou 3.610.533 toneladas de CO2e, volume 4,43% superior ao de 2018 (3.457.393 toneladas de CO2e). O maior impacto sobre esse resultado foi exercido pelas emissões de escopo 1 (de fontes pertencentes ou controladas pela empresa), que tiveram elevação de 3,83%. Neste escopo, estão incluídas as emissões oriundas do consumo de QAV, que totalizaram 3.522.302 toneladas de CO2e e representaram 0,0803 quilos de CO2e por ASK (quantidade assentos disponíveis a cada quilômetro voado), um aumento de 1,13% em relação a 2018.
No mesmo ano, as emissões de escopo 2 (compra de energia elétrica) cresceram 29,47% e as emissões de escopo 3 (cadeia de valor) apresentaram elevação de 37,01%.

Segurança operacional

A Segurança é um Valor inegociável da GOL e representa um compromisso de todos os Colaboradores. Para que essa convicção seja materializada nos processos e práticas organizacionais, a GOL possui um robusto Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, que abrange políticas, procedimentos alinhados com padrões internacionais, gerenciamento de riscos, tecnologias analíticas e preditivas, entre outros instrumentos.

A GOL é certificada pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) por meio do programa de Auditoria de Segurança Operacional (IOSA), que visa assegurar um alto padrão de segurança em suas operações. Ao longo de 2019, a Companhia fortaleceu as bases do seu Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, preparando-se para o amplo processo de recertificação bianual que ocorrerá em 2020.

Essa preparação abrange, por exemplo, a revisão de procedimentos de segurança operacional. Recentemente, foram atualizados documentos relacionados à qualificação dos auditores de qualidade operacional, do sistema de relatos de prevenção e do fluxo de auditorias, bem como do Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO).

Ao longo de 2019, a GOL promoveu outros projetos e melhorias de gestão relevantes, dentre os quais destacam-se:

Revisão dos Fóruns de Segurança Operacional

Liderada pelo Presidente do Conselho de Apoio e de Ação de Segurança Operacional, Sérgio Quito, a nova estrutura dos Fóruns visa promover mais comprometimento das lideranças; encaminhamentos mais efetivos das ações deliberadas; empoderamento dos Colaboradores encarregados do controle de qualidade em cada diretoria operacional; e promoção da cultura de segurança operacional.

Criação do Programa de Monitoramento das Empresas Parceiras

O novo Programa estabelece diretrizes e regras claras para o monitoramento da segurança operacional nas empresas nacionais que possuem acordos de codeshare ou interline com a GOL, criando instrumentos como Conselhos de Segurança, reuniões de acompanhamento, análise de sumários executivos, entre outros.

Introdução dos Objetivos de Segurança ao indicador NODSO

Foram elaborados 24 Objetivos de Segurança, que estão distribuídos em oito áreas operacionais. Estes Objetivos foram incorporados como métrica para o indicador do Nível Ótimo de Segurança Operacional (NODSO), a fim de contribuir para o engajamento das áreas operacionais e para a promoção de uma cultura de segurança.

Desenvolvimento de novo processo de gerenciamento de riscos

Foi implementado um novo processo de avaliação e mitigação de riscos relacionados à segurança operacional, envolvendo uma extensa coleta de dados. Essa ação deu origem a mais de 13 mil relatórios de prevenção, que direcionaram uma série de melhorias internas.

A GOL continuará atuando sobre o indicador do Nível Ótimo de Segurança Operacional (NODSO) ao longo de 2020, por meio das auditorias de qualidade nas áreas operacionais e nos fornecedores terceirizados; dos relatórios de prevenção; e do monitoramento dos Objetivos de Segurança. Em 2019, a GOL não teve acidentes com operações próprias de acordo com a definição do Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional da Organização da

Aviação Civil Internacional (OACI). Também não foi alvo de ações governamentais por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) ou de outra autoridade nacional equivalente relacionada à segurança da aviação, incluindo, entre outros, manutenção, transporte de materiais perigosos, testes de drogas, registros e relatórios, treinamento e ruído.

Importante acrescentar que, desde sua decisão em suspender as operações do MAX em março de 2019, a GOL participa periodicamente de reuniões com a fabricante Boeing e com os comitês especiais da IATA e acompanha o processo conduzido pelas autoridades aeronáuticas envolvidas. Internamente, monitora o estado das aeronaves que permanecem em solo e as ações de manutenção executadas.

Em relação à manutenção não programada dos 12 NGs, a equipe de Segurança Operacional monitorou todos os processos de manutenção associados às novas diretrizes de aeronavegabilidade emitidas pelo fabricante. Além disso, realizou uma rigorosa análise de riscos nas aeronaves incorporadas temporariamente à operação.

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