Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria Executiva

Os diretores da Companhia possuem experiência significativa no setor de transporte de passageiros nacional e internacional. Além disso, pudemos aproveitar essa ampla experiência para desenvolver nossa estrutura operacional de baixo custo. Os diretores são responsáveis pela gestão diária da Companhia. Os diretores têm responsabilidades individuais estabelecidas no nosso estatuto social e pelo nosso conselho de administração. O endereço comercial de cada um de nossos diretores é o mesmo dos nossos principais escritórios executivos.

De acordo com o nosso estatuto social, devemos ter, no mínimo, dois, e, no máximo, sete diretores eleitos pelo conselho de administração para um mandato de um ano. Qualquer diretor pode ser destituído pelo conselho de administração antes do término de seu mandato. O mandato atual de todos os nossos diretores terminará em abril de 2024.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um de nossos diretores. Uma breve descrição biográfica de cada um de nossos diretores é apresentada depois da tabela.

  Nome   Cargo
Celso Guimarães Ferrer Junior Diretor-Presidente
Mario Tsuwei Liao Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI
Carla Patrícia Cabral da Fonseca Diretora Vice-Presidente e CCO

Celso Guimarães Ferrer Junior
O Sr. Celso Ferrer assumiu o cargo de Diretor Presidente da Companhia em julho de 2022. Ele está na Companhia há 17, anos e atuou como Vice-Presidente e Diretor de Planejamento de fevereiro de 2015 a março de 2019, onde passou a exercer o posto de Vice-Presidente de Operações, até junho de 2022. Ele também é piloto das aeronaves Boeing 737-700, Boeing 737-800 Next Generation, e Boeing 737-8 Max. O Sr. Celso possui MBA pela INSEAD, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo, e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mario Tsuwei Liao
O Sr. Mario T. Liao, é Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia desde maio de 2023, tendo atuado como Diretor Executivo de Finanças Corporativas da GOL desde o ano de 2016. O Sr. Liao trabalha na GOL desde 2005, tendo exercido papéis de liderança nas áreas de planejamento financeiro, controladoria, tesouraria, risco, finanças corporativas e relações com investidores. Possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduação em Finanças Corporativas pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e diversas especializações em gestão de instrumentos derivativos. O Sr. Liao é membro dos Comitês de Políticas Financeiras, Comitê de Risco e Subcomitê de Políticas Contábeis, Tributárias e Demonstrações Financeiras da Companhia.

Carla Patrícia Cabral da Fonseca
A Sra. Carla Fonseca é Diretora Vice-Presidente (CXO), CEO da unidade de negócio Smiles e CCO (Chief Commercial Officer), está na Companhia há 8 anos, tendo atuado como responsável pela área de Produtos e Canais de Vendas B2C e como Diretora da sucursal Smiles Argentina. Antes de ingressar na Companhia, teve passagens importantes no mercado financeiro, atuando 10 anos nas empresas Credicard e Citibank. A Sra. Carla é formada em Marketing e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Conselho de Administração

O conselho de administração da GOL se dedica a fornecer diretrizes estratégicas gerais, e, dentre outras funções, é responsável por definir as políticas gerais dos negócios, eleger os diretores e supervisionar sua gestão. Atualmente, o conselho de administração é composto por oito membros. Os três membros do Conselho de Administração associados ao Comitê de Auditoria atendem ao requisito de independência da NYSE e do Regulamento de Listagem do Nível 2 de Governança Corporativa da B3. O conselho de administração se reúne trimestralmente ou sempre que solicitado pelo presidente do conselho ou por três conselheiros.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os conselheiros estão proibido de votar em qualquer assunto que possa causar conflito de interesses entre eles e a Companhia.

Os membros do conselho de administração têm mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O mandato dos atuais conselheiros terminará em abril de 2024. O estatuto social da Companhia não prevê idade para aposentadoria obrigatória de seus conselheiros.

A tabela a seguir apresenta o nome e a posição de cada um dos atuais membros do conselho de administração. Uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais membros do conselho de administração é apresentada depois da tabela.

Nome Cargo
Constantino de Oliveira Junior Presidente do Conselho de Administração
Joaquim Constantino Neto Vice-Presidente do Conselho de Administração
Ricardo Constantino Conselheiro
Adrian Neuhauser Conselheiro
Anmol Bhargava Conselheiro
Marcela de Paiva Bonfim Teixeira Conselheiro Independente
Germán Pasquale Quiroga Vilardo Conselheiro Independente
Philipp Michael Schiemer Conselheiro Independente

Constantino de Oliveira Junior
O Sr. Constantino de Oliveira Junior ocupou o cargo de Diretor-Presidente da Gol em 2001 e em 2004 tornou-se membro do conselho de administração, cumulando ambas as funções até 2012. Ainda em 2004 estreou as ações da companhia negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) – GOLL4 e na Bolsa de Nova York (NYSE) – GOL. Em 2012 assume como Presidente do Conselho de Administração, cargo que ocupa atualmente. Participa como membro dos Comitês de Governança Corporativa e Pessoas; de Alianças e de Segurança da Companhia. Desde 2013 quando realizou o seu IPO (Oferta Pública Inicial de Ações) da Smiles Fidelidade S.A, Constantino Junior assume também o cargo de Presidente do Conselho da Administração até a reincorporação da Gol em agosto de 2021. Introduziu o conceito de “custo baixo, tarifa baixa” na aviação civil brasileira e foi escolhido como “Executivo de Valor” em 2001 e 2002 pelo jornal Valor Econômico, e como “Executivo Líder” no setor de logística em 2003 pelo jornal Gazeta Mercantil, e em 2008, foi nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo na premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA. De 1994 a 2000 ocupou o cargo de Diretor na Comporte Participações, empresa que controla diversas companhias de transporte terrestre de passageiros. Atualmente é membro do Conselho de Administração. É um dos fundadores do Grupo ABRA e atualmente atua como CEO. Cursou Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal e participou do Programa Executivo de Gestão Corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships em Yokohama, no Japão.

Joaquim Constantino Neto
O Sr. Joaquim é membro Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia, desde 2004. Adicionalmente, ocupou o cargo de Diretor de Operações do Grupo Comporte de 1994 a 2012. De 1984 a 1990, o Sr. Joaquim Constantino Neto esteve encarregado das operações de Reunidas Paulista. De 1990 até 2012 foi Diretor Geral da Breda Serviços (atual Viação Piracicabana S/A), uma companhia de transporte rodoviário de passageiros. Participou da administração do Grupo CMP que administra 2 mil ônibus na região do Paraná e São Paulo de 1997 a 2021, na qualidade de membro do Conselho de Administração ou da Diretoria. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Expresso Itamarati S/A. Além disso, é atualmente membro do Conselho das empresas BR Mobilidade Baixada Santista SPE S/A, Comporte Participações S/A, Viação Piracicabana S/A, e Empresa Nossa Senhora da Penha S/A.

Ricardo Constantino
O Sr. Ricardo é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2004. Adicionalmente, ocupou o cargo de Diretor de Técnico e de Manutenção do Grupo Comporte de 1994 a 2012. O Sr. Ricardo Constantino é membro do Conselho de Administração da Via Rondon S.A., a datar de 2010. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Expresso Itamarati S/A. Além disso, é atualmente membro do Conselho das empresas BR Mobilidade Baixada Santista SPE S/A, Comporte Participações S/A, Viação Piracicabana S/A, e Empresa Nossa Senhora da Penha S/A.

Adrian Neuhauser
O Sr. Neuhauser atua como Presidente e CEO da Avianca desde 2021, depois de ingressar a empresa como seu Diretor Financeiro em 2019 e liderando seu processo de reestruturação. Possui mais de 20 anos de experiência no setor financeiro com foco em bancos de investimentos, bem como ampla experiência trabalhando com empresas de transporte, incluindo companhias aéreas, ferroviárias e transportadoras. Antes de ingressar na Avianca, o Sr. Neuhauser foi Diretor Administrativo do Credit Suisse, tratando de companhias aéreas em todas o continente Americano. Além disso, ocupou cargos seniores na Deutsche Bank, Bank of America, bem como Merrill Lynch, onde foi responsável por M&As e transações de mercado de capitais no Chile e na Região Andina. O Sr. Neuhauser é formado em Economia pela Pontificia Universidad Católica no Chile.

Anmol Bhargava
O Sr. Anmol Bhargava é membro do nosso conselho de administração desde 2022 e Vice-Presidente de alianças e parcerias globais da American Airlines desde maio 2021. O Sr. Bhargava ingressou na American Airlines em 2006 e atuou como diretor administrativo de negócios conjuntos e alianças para as regiões do Atlântico e do Pacífico, diretor financeiro de Joint Business and Analytics, gerente financeiro da equipe de alianças estratégicas e analista financeiro sênior. Anteriormente, o Sr. Bhargava trabalhou na AkzoNobel. Em 2001, o Sr. Bhargava formou-se no RV Engineering College em Bangalore, Índia e, em 2006, fez mestrado em administração de empresas em estratégia e finanças pela Universidade do Texas.

Marcela de Paiva Bonfim Teixeira
A Sra. Marcela de Paiva Bomfim Teixeira é membro do nosso conselho de administração desde 2022. É graduada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Gestão e Tecnologia da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica e especialização em Finanças pela Fundação Dom Cabral e mestre em Administração de Empresas com foco em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ela foi membro do conselho fiscal da Transnorte Energia S.A. de 2012 a 2016. A Sra. Teixeira é mestre executiva em administração de empresas pela Fundação Dom Cabral. Realizou uma extensão no HEC Paris Shanghai Module. Em seus 22 anos de experiência, a Sra. Teixeira passou por empresas como Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas e Alupar Investimento S.A. e anteriormente foi membro do nosso conselho fiscal por quatro anos.

Germán Pasquale Quiroga Vilardo
O Sr. Germán Pasquale Quiroga Vilardo é membro do nosso conselho de administração desde 2016. Foi fundador e diretor-presidente da TV1.com, diretor de informação e diretor de marketing da Americanas.com, diretor de informação e diretor de marketing da Cyrela Brasil Realty e fundador, diretor-presidente e membro do conselho de administração da Pontofrio.com, Nova Pontocom e várias outras empresas de comércio eletrônico. É membro do conselho de administração da Centauro, C&A, Kalunga, Ammo, Stefanini, Votorantim, Servimed, TV1, G2D Investments e HiPartners. Ele também é membro fundador do conselho de administração da Cobasi Digital e foi o fundador da OMNI55 Consulting. O Sr. Quiroga é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto de Engenharia Militar e mestre em sistemas digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Philipp Michael Schiemer

O Sr. Philipp Schiemer ingressou no nosso conselho de administração em abril de 2020. O Sr. Schiemer atualmente é Vice-Presidente Sênior na Mercedes-Benz AG responsável pelo Top Customer Relations. Anteriormente foi CEO da Mercedes-AMG e presidente da Mercedes-Benz Brasil e América Latina e é certificado como assessor sênior do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ele foi vice- presidente de marketing de produtos da Mercedes Benz em Stuttgart, Alemanha. De 2004 a 2009, foi vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Também foi presidente do congresso da SAE Brasil e atuou como vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de janeiro de 2018 a dezembro de 2018 e, em janeiro de 2019, assumiu o cargo de presidente. Sr. Schiemer estudou administração de empresas com especialização em marketing e finanças na Corporate University Mercedes-Benz AG em Stuttgart, Alemanha.