Informações TCFD

A Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (“TCFD”) foi criada em 2015 pelo Conselho de Estabilidade Financeira (“FSB”) para desenvolver divulgações consistentes de riscos financeiros relacionados ao clima para utilização de empresas, bancos e investidores, no processo de fornecimento de informações aos stakeholders.

A GOL vem aumentando voluntariamente a quantidade de informações relevantes que fornece, organizadas em visão geral, riscos e oportunidades (abaixo), para contribuir com a transição para uma economia mais estável e sustentável.

Índice da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD)

Divulgações Recomendadas da TCFD Local de Divulgação no Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2023
Governança
Divulgar a governança da organização sobre riscos e oportunidades relacionados ao clima.
  • Descrever como o conselho supervisiona os riscos e oportunidades relacionados ao clima.
  • Descrever o papel da administração na avaliação e gestão de riscos e oportunidades relacionados ao clima.
Leia em:

  • Seção “Ambiental
  • Seção “Gestão de riscos”
  • Informações complementares: Avaliação de desempenho do Sistema de Gestão Ambiental, Política Ambiental, gestão de reclamações, avaliação de fornecedores, gestão de mudanças, relatórios de não conformidades, gestão de notificações, infrações e multas ambientais
Estratégia
Divulgar os impactos reais e potenciais de riscos e oportunidades relacionados ao clima sobre os negócios, a estratégia e o planejamento financeiro da organização, sempre que essas informações forem relevantes.
  • Descrever os riscos e oportunidades relacionados ao clima que a organização identificou no curto, médio e longo prazos.
  • Descrever os impactos dos riscos e oportunidades relacionados ao clima sobre os negócios, a estratégia e o planejamento financeiro da organização.
  • Descrever a resiliência da estratégia da organização, considerando diferentes.
Leia em:

  • Mensagem da Administração
  • Seção “Nosso Foco 2.3”
  • Capítulo “Ambiental”
Gestão de Riscos
Divulgar como a organização identifica,avalia e gerencia os riscos relacionados ao clima.
  • Descrever os processos utilizados pela organização para identificar e avaliar os riscos relacionados ao clima.
  • Descrever os processos utilizados pela organização para gerenciar os riscos relacionados ao clima.
  • Descrever como os processos utilizados para identificar, avaliar e gerenciar os riscos relacionados ao clima são integrados à gestão geral de riscos da organização.
Leia em:

  • Capítulo “Ambiental”
  • Seção “Gestão de riscos”

 

Métricas e Metas
Divulgar as métricas e as metas utilizadas para avaliar e gerenciar riscos e oportunidades relevantes relacionados ao clima sempre que essas informações forem importantes.
  • Informar as métricas utilizadas pela organização para avaliar os riscos e oportunidades relacionados ao clima de acordo com sua estratégia e seu processo da gestão de riscos.
  • Informar as emissões de gases de efeito estufa do Escopo 1, do Escopo 2 e, se for o caso, do Escopo 3, e os riscos relacionados a elas.
  • Descrever as metas utilizadas pela organização para gerenciar os riscos e oportunidades relacionados ao clima e o desempenho com relação às metas.
Leia em:

  • Capítulo “Ambiental”
  • Seção “Gestão de riscos”

Principais Riscos

 

Tipo de Risco Definição de Risco Relacionados ao clima Impacto financeiro potencial Prazo Estratégia de Mitigação
Políticos e legais O risco de regulamentações existentes e emergentes destinadas a abordar as mudanças climáticas. Isso pode incluir:

  • Aumento do preço das emissões de GEE;
  • Obrigações de relatórios aprimoradas;
  • Exposição a litígios;
  • Limites nas licenças de operação
Novos impostos sobre carbono poderiam aumentar o preço do combustível de aviação, o que aumentaria nossos custos operacionais e potencialmente reduziria a demanda por viagens. Políticas regionais ou específicas de cada país para redução de emissões de aviação poderiam minar o lugar da CORSIA, como uma abordagem global única para lidar com as emissões da aviação internacional, aumentando nossos custos de conformidade e reportes. Os legisladores Brasileiros podem promulgar leis estabelecendo metas de redução de emissões domésticas para as companhias aéreas, o que poderia limitar nossa capacidade de crescimento. Eles também poderiam exigir novas tecnologias que imporiam custos operacionais e de capital significativos sobre nós para atender a esses requisitos. Médio prazo A GOL está desenvolvendo uma estratégia de mudança climática de longo prazo robusta e múltipla com o objetivo de progredir em direção a metas ambiciosas e posicionar a empresa como líder regional em sustentabilidade. A Companhia monitora as regulamentações emergentes para compreender os riscos e oportunidades para nossos negócios. Trabalha com os formuladores de políticas para identificar soluções que possam ajudar a indústria da aviação a reduzir suas emissões por meio de novas tecnologias. Também continua a defender melhorias no CORSIA como a única abordagem global para lidar com as emissões da aviação internacional, reduzindo o desbalanceamento entre as nações em desenvolvimento e as economias estáveis. Além disso, continua focada em buscar ganhos de eficiência nas operações e oportunidades para empregar bioquerosene e tecnologias de emissões mais baixas ou zero à medida que se tornarem disponíveis em uma base comercialmente razoável.
Tecnologia O risco de tecnologias emergentes visando apoiar a transição global de baixo carbono. Isso pode incluir:

  • Substituição de produtos e serviços existentes por opções de menor emissão
  • Custos iniciais para a transição para tecnologia de menor emissão
O programa da GOL de renovação de frota propiciará uma frota mais jovem que a atual, no estado da arte do mercado. No entanto, restrições de emissões mais agressivas impostas a curto e médio prazo podem obrigar a organização a um novo ciclo de renovação de frota para uma geração mais recente e eficiente de aeronaves. Há o risco de que a tecnologia não se desenvolva o suficiente para permitir o cumprimento das ambiciosas metas climáticas da GOL. Em andamento, médio prazo A GOL opera uma frota de um único tipo de aeronave Boeing e está migrando gradualmente a sua frota de NGs para o 737 MAX. Essa aeronave é fundamental para os planos de expansão da GOL, devido à maior eficiência de combustível e redução das emissões de carbono. A avançada tecnologia utilizada nos motores, asas e superfícies de comando do 737 MAX aumenta a produtividade, reduz o consumo de combustível em 15% e permite que a aeronave tenha maior autonomia de voo. A GOL continua próxima de produtores e fabricantes de fuselagem e motores de aeronaves para entender melhor as novas tecnologias de baixo carbono que podem se tornar disponíveis ao longo do seu horizonte de planejamento.
Mercado O risco de mudar a oferta e a demanda à medida que as economias reagem às mudanças climáticas. Isso pode incluir:

  • Mudança de comportamento do cliente
  • Incerteza nos sinais de mercado
  • Aumento do custo das matérias-primas
Os Clientes empresariais podem optar por usar alternativas para viagens, como reuniões virtuais e espaços de trabalho. A garantia usada para empréstimos de capital – na forma de aeronaves, peças de reposição e slots de aeroportos – pode perder valor à medida que a demanda dos Clientes muda e as economias se movem para alternativas de baixo carbono. Um maior desenvolvimento e melhoria dos modais terrestres nos mercados agora servidos por voos de curta distância (exemplo: ligação de alta velocidade entre SP e RJ) poderia fornecer aos Passageiros alternativas de menor emissão de carbono do que voar com a GOL. Médio prazo A GOL trabalha atualmente para introduzir uma oportunidade de compensação voluntária de carbono para seus Clientes, como uma maneira de permitir que eles viajem eficientemente, ao mesmo tempo em que compensam a pegada ambiental de seus voos. Pretende integrar, ainda, outras práticas de sustentabilidade nos produtos, serviços e experiências ofertadas aos Clientes, como reciclagem de resíduos de cabine e produtos sustentáveis. A Companhia pretende estabelecer parcerias com diferentes stakeholders, em iniciativas de sustentabilidade que tenham o potencial de contribuir para uma economia de baixo carbono, como combustíveis de aviação sustentáveis.
Reputação

Os riscos de danos ao valor da marca e perda da base de clientes por mudar o sentimento público sobre as mudanças climáticas. Isso pode incluir:

  • Mudanças nas preferências do cliente
  • Estigmatização do setor
  • Aumento da preocupação com as partes interessadas
O crescente reconhecimento da sociedade de que a mudança climática é uma ameaça à nossa subsistência atual pode significar que alguns Clientes optem por voar com menos frequência ou voar em uma companhia aérea que eles percebam como mais sustentáveis. Além disso, os investidores podem exigir metas e práticas mais agressivas de sustentabilidade do setor. Médio prazo A GOL está desenvolvendo uma estratégia de mudança climática de longo prazo robusta e múltipla com o objetivo de progredir em direção a metas ambiciosas e posicionar nossa empresa como líder regional em sustentabilidade. A Companhia pretende continuar seus esforços para reduzir as emissões de carbono, usando as várias vias disponíveis em sua estratégia de mitigação climática, considerando, entre diversos aspectos, a inclusão de: aeronaves modernas, tecnologias eficientes, práticas operacionais sólidas e combustíveis sustentáveis de aviação. As novas soluções de baixo carbono devem ser consideradas e incorporadas à medida que elas se tornarem disponíveis. Também está no planejamento continuar e ampliar a comunicação das práticas de sustentabilidade aos Clientes, membros da equipe e fornecedores para que eles entendam as medidas de redução do impacto climático.
Eventos climáticos severos O risco de aumentar a gravidade dos eventos climáticos Temperaturas extremamente altas podem exceder a temperatura máxima permitida na qual as aeronaves são certificadas pelos reguladores (ANAC) para operar. Aumentos em dias quentes podem interromper operações causando descolamento e flambagem nas pistas e taxiways e outros danos à infraestrutura. Esses danos, por sua vez, podem aumentar os custos operacionais e de reparo dos aeroportos – custos que seriam repassados para nós. Em casos extremos, pode se tornar difícil resfriar aeronaves a uma temperatura aceitável para Clientes e tripulantes. Longo prazo A GOL continuará monitorando as temperaturas nos aeroportos expostos ao risco de temperatura aguda e trabalhará com os fabricantes para garantir que suas aeronaves sejam capazes de operar com segurança sob uma série de condições operacionais. Pretende-se futuramente incorporar os impactos projetados das mudanças climáticas em padrões de projeto para ativos físicos, planos de melhoria de capital, gerenciamento de desastres, resposta a emergências e malha aérea.
Eventos climáticos severos O risco de aumentar a gravidade de eventos climáticos Aumento da incidência e severidade de precipitação torrencial e temporais nos principais hubs de São Paulo (CGH), Guarulhos (GRU); Rio de Janeiro (GIG) e Brasília (BSB), diminuindo a disponibilidade operacional desses aeroportos hub podem limitar estratégias de expansão e conectividade. A diminuição de disponibilidade operacional desses aeroportos pode gerar longas rupturas da malha aérea e excesso de carga na infraestrutura em aeroportos alternativos não planejados para tanto. Médio prazo Para mitigar o impacto das inundações na infraestrutura, a GOL planeja incorporar os impactos projetados de diminuição de disponibilidade operacional em requisitos de projeto para novos ativos físicos, planos de melhoria de capital, gerenciamento de desastres e resposta a emergências, desenvolvimento de planos diretores e sistemas de alerta antecipado.
Eventos climáticos crônicos O risco de longo prazo mudanças nos padrões climáticos Aeroportos de Porto Alegre (POA), Florianópolis (FLN), Rio de Janeiro (GIG-SDU), Recife (REC) e Belém (BEL) enfrentarão ameaças críticas caso a temperatura global aumente 2ºC e estarão submersos caso aumente 4ºC. Como as altas temperaturas do ar reduzem a densidade do ar, temperaturas cronicamente altas em alguns dos aeroportos dos hubs da Companhia podem restringir a disponibilidade de assentos para venda em certos mercados, o uso de aeronaves com maior impulso do motor e horários potencialmente reduzidos. Longo prazo A GOL reconhece que não pode parar o aumento do nível do mar sozinha, pois esse é um problema global. Dada a vulnerabilidade dos aeroportos citados na coluna ao lado à inundação decorrente do aumento do nível do mar, além do impacto resultante para a continuidade dos negócios, a Companhia pretende investigar opções para fomentar a mitigação local dos impactos do aumento do nível do mar, considerando opções de realocação para áreas mais para o interior. O custo versus benefício das opções disponíveis pode levar a ajustes na malha aérea. A organização também planeja se envolver com os formuladores de políticas para explorar caminhos para uma maior resiliência climática e investigar novas versões de aeronaves e motores capazes de manter a performance em temperaturas médias mais altas.

Principais Oportunidades

Oportunidade Impacto financeiro potencial Prazo Estratégia de Realização
Eficiência de recursos Reduza os custos de combustível modernizando continuamente nossa frota com aeronaves mais eficientes e melhorias operacionais médio prazo A GOL opera uma frota de um único tipo de aeronave Boeing e está migrando gradualmente a sua frota de NGs para o 737 MAX. O 737 MAX é fundamental para os planos de expansão da GOL, devido à maior eficiência de combustível e redução das emissões de carbono. A avançada tecnologia utilizada nos motores, asas e superfícies de comando do 737 MAX aumenta a produtividade, reduz o consumo de combustível em 15% e permite que a aeronave tenha maior autonomia de voo. A Companhia continuará próxima de produtores e fabricantes de fuselagem e motores de aeronaves para entender melhor as novas tecnologias de baixo carbono que podem se tornar disponíveis ao longo do seu horizonte de planejamento. Além disso, busca medidas para melhorar a eficiência operacional, incluindo o fortalecimento do gerenciamento e monitoramento da conservação de combustíveis. Também continuará a defender com os formuladores de políticas a atualização e desenvolvimento do sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro, que tem o potencial de reduzir as emissões de GEE da aviação.
Recursos energéticos Maior foco em ações com combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), reduzindo a exposição ao custo da crescente regulação de carbono e diversificando o fornecimento de combustível médio prazo A GOL já tem memorando de intenções com dois potenciais fornecedores de combustíveis sustentáveis de aviação e segue investigando novos potenciais fornecedores no Brasil e LAC. A Companhia se posiciona como off-taker de sua futura produção, atendidas certas pré-condições estabelecidas. Está mantida a estratégia de apoiar o desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), fomentando a estruturação de um marco regulatório brasileiro para a produção desses combustíveis, gerando um ambiente propício para investimentos e sem gerar distorções mercadológicas para a indústria. Envidam-se esforços para atingir o primeiro fornecimento contínuo de combustíveis sustentáveis de aviação para a operação e o primeiro 1% de fornecimento de combustível. A Companhia incentiva a produção de biomassa sustentável no Brasil para a produção de energia e outros coprodutos por meio das plataformas de bioquerosene, em especial a Plataforma de Bioquerosene da Zona da Mata em Minas Gerais, sempre buscando externalidades de inclusão socioeconômica das comunidades envolvidas.
Produtos e Serviços Atrair viajantes com preferência por viagens de baixo carbono Curto prazo A GOL trabalha atualmente para introduzir uma oportunidade de compensação voluntária de carbono para seus Clientes, como uma maneira de permitir que eles viajem eficientemente, ao mesmo tempo em que compensam a pegada ambiental de seus voos. Pretende integrar, ainda, outras práticas de sustentabilidade nos produtos, serviços e experiências ofertadas aos Clientes, como reciclagem de resíduos de cabine e produtos sustentáveis.
Resiliência Médio prazo A GOL planeja implantar até 2023 um programa de resiliência incluindo:

  • Realização de avaliações de criticidade e resiliência para procedimentos operacionais e infraestrutura existentes;
  • Integração dos impactos projetados das mudanças climáticas em planos de continuidade de negócios e planejamento de emergência;
  • Desenvolvimento de canais de comunicação eficazes com funcionários do aeroporto e stakeholders da aviação, incluindo prestadores de serviços de navegação aérea, prestadores de serviços off-airport, academia, comunidades e autoridades municipais responsáveis pelo monitoramento meteorológico, análise climática e gerenciamento de desastres.